Sobre o GPEAPC

Updated at 06/24/25 10:57

 

O GPEAPC é o Grupo de Pesquisa: Educação Ambiental, Antropoceno e Perspectivas Críticas e Complexas, coordenado pelo prof. Dr. Michel Mendes e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Contexto de criação do grupo de pesquisa: O Grupo de Pesquisa - Educação Ambiental, Antropoceno e Perspectivas Críticas e Complexas (GPEAPC) - surge a partir da necessidade de aprofundamento e demarcação científica do campo teórico e ambiental dentro da UFG, além do reconhecimento quanto à relevância do Antropoceno como proposta de nova Época Geológica da Terra.
Essas necessidades foram evidenciadas nos encontros de estudos do Projeto de Pesquisa cadastrado na UFG - Educar no e para o Antropoceno? Estudos e reflexões sobre os desafios da Época humana - coordenado pelo prof. Michel Mendes, responsável por este grupo de pesquisa.

Desse modo, com o grupo, almejamos constituir espaço de estudo e pesquisa acerca do campo da educação ambiental e do Antropoceno, a partir de referenciais que consideram perspectivas críticas e complexas, tendo como horizonte reflexivo a formação e atuação de professores, em especial de ciências e biologia, e as relações entre humanidade e meio ambiente no contexto da Época Humana.

A grupo está organizado em três linhas de pesquisa, a saber:

1. A condição humana no Antropoceno: os mundos que geramos na convivência
Discutir sobre a condição humana e os mundos construídos social e historicamente pela humanidade a partir de diferentes modos de pensar e agir em múltiplos tempos e espaços eco-sociais, a fim de compreender a atual conjuntura acerca das questões ambientais.

2. Educação Ambiental Crítica: ecos formativos em ecossistemas culturais
Fortalecer a compreensão acerca da relevância da educação ambiental crítica para a formação e atuação, em especial, de professores em espaços formais e não formais, evidenciando suas contribuições para a constituição crítica e complexa de sujeitos e sociedade, recursivamente.

3. Diálogos teóricos: abordagens críticas no debate ambiental
Debater a atual conjuntura ambiental a partir de referenciais com abordagem Crítica (Paulo Freire e autores(as) da educação ambiental crítica: Carlos Frederico Loureiro, Philippe Pomier Layrargues, Isabel Cristina de Moura Carvalho, Mauro Guimarães e outros) e da Complexidade Ambiental (Enrique Leff, Edgar Morin, Humberto Maturana e outros).