Sobre o GPEAPC
O GPEAPC é o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Antropoceno e Perspectivas Críticas e Complexas, coordenado pelo prof. Dr. Michel Mendes e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.
Contexto de criação do grupo de pesquisa: o grupo surgiu a partir da necessidade evidenciada nos encontros de estudos do Projeto de Pesquisa cadastrado na UFG "Educar no e para o Antropoceno? Estudos e reflexões sobre os desafios da Época humana", em 2022, coordenado pelo mesmo autor, de aprofundamento e demarcação científica do campo ambiental e teórico, além do reconhecimento quanto à relevância do Antropoceno como proposta de nova Época Geológica da Terra, além de meu desejo em reverberar aspectos apresentados em minha pesquisa de doutorado. Desse modo, com o grupo, almejo constituir espaço de estudo e pesquisa acerca do campo da educação ambiental e do Antropoceno, a partir de referenciais que consideram perspectivas críticas e complexas, tendo como horizonte reflexivo e empírico a formação e atuação de professores, em especial de ciências e biologia, e as relações entre humanidade e meio ambiente no contexto da Época Humana.
O objetivo do grupo é constituir espaço de estudo e pesquisa acerca do campo da educação ambiental e do Antropoceno, a partir de referenciais que consideram perspectivas críticas e complexas, tendo como horizonte reflexivo e empírico a formação de professores, em especial de ciências e biologia, e as relações entre humanidade e meio ambiente no contexto da Época Humana, esse devir evolutivo caracterizado por matrizes de sentires e fazeres.
A grupo está organizado em três linhas de pesquisa, a saber:
1. A condição humana no Antropoceno: os mundos gerados na e pela convivência
Objetivo: discutir sobre a condição humana e os mundos construídos social e historicamente pela humanidade a partir de sentires e fazeres em diferentes tempos e espaços eco-sociais, a fim de compreender a atual conjuntura acerca das questões ambientais.
2. Educação Ambiental e atuação profissional: ecos formativos em ecossistemas culturais
Objetivo: fortalecer a compreensão acerca da relevância da educação ambiental para a formação e atuação, em especial, de professores em espaços formais e não formais, evidenciando suas contribuições para a constituição crítica e complexa de sujeitos e sociedade, recursivamente.
3. Emergências teóricas: co-inspirações e co-transformações
Objetivo: estudar aportes teóricos de perspectivas crítica e complexa que auxiliem na compreensão do fenômeno do Antropoceno e da pluralidade do campo ambiental, de modo a permitir co-inspirações e co-transformações em maneiras de ser, estar e agir no e com o mundo.