
LEPEEA participa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
O grupo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (LEPEEA) e do Projeto Sala Verde "Educar no e para o Antropoceno", coordenado pelo prof. Dr. Michel Mendes (ICB), participou da organização e do desenvolvimento de atividades durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais". Participam das atividades, além do coordenador, os estudantes: João Pedro Brito Bueno (mestrando PPGECM/UFG); Gabriel Martins Ramos (acadêmico e bolsista FAPEG); Luciano Sousa Rabelo (acadêmico e bolsista PROEC) e Thiago Gonzaga Jayme (acadêmico e voluntário do LEPEEA).
Foram elaborados recursos pedagógicos exclusivos para essa edição da SNCT, a saber: painéis magnéticos de todos os biomas brasileiros com peças que representam a biodiversidade desses locais e o Jogo Cara a Cara dos Biomas, que buscou evidenciar espécies endêmicas dos biomas nacionais. Esses recursos foram utilizados em ações realizadas em duas escolas municipais, uma de Caldazinha/GO e outra de Brazabrantes/GO, entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024, com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino. Participaram aproximadamente 400 estudantes.
As atividades também integraram à programação da 10ª Mostra de Divulgação Científica e de Popularização da Ciência para a Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB/UFG) e do 21º Conpeex/UFG, que recebeu no Estande Biomas aproximadamente 2 mil estudantes da educação básica, ensino fundamental e médio, além do público acadêmico da UFG, durante os dias 06, 07 e 08 de novembro de 2024. As atividades realizadas integram a proposta aprovada com recursos na chamada pública da 21ª SNCT/MCTI, sob a coordenação da profa. Dra. Raphaela de Castro Georg (ICB) e vice-coordenação do prof. Dr. Michel Mendes (ICB). A SNCT é o principal evento de divulgação científica do Brasil.
Confira alguns registros das nossas ações*
* Os registros nas escolas parceiras foram realizados e autorizados pela direção escolar